quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Setembro - Brasil: Da invenção aos inventores

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

1 /9 - Caramuru: A invenção do Brasil

Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu.

Ano de lançamento
:2001
Diretor
: Guel Arraes
Duração: 88 min.

8/9 - Grande Sertão: Veredas

Após escrever com alta intensidade criativa durante dois anos, Guimarães Rosa chega ao terceiro livro em 1956. ''Grande Sertão: Veredas'' traz uma narrativa épica que se desenrola por 600 páginas e mostra de maneira inovadora para sua época, e com uma impressionante técnica literária, o jeito rude do homem do sertão mineiro. Guimarães nos brinda com a história de um ''amor proibido'' e imensa profundidade psicológica entre seus dois personagens principais: Riobaldo sente-se atraído pelo companheiro Diadorim, sem saber que este é na verdade uma garota vestida de homem. Ela fez isso para poder se vingar daqueles que mataram seu pai. A mesma história foi adaptada numa minissérie feita para a TV, em 1985.

Duração: 92 min.
Diretores: Geraldo Santos Pereira, Renato Santos Pereira
Ano: 1965

15 /9 - Barravento

Negros que após a abolição da escravatura continuam escravos, pescadores dominados pelo misticismo religioso, uma força externa vindo ao encontro deles e em oposição ao "estado de alienação". Por fim, a revolução contra o patrão e contra Iemanjá, ambos responsáveis por sua miséria.

Duração: 80 min.
Diretor: Glauber Rocha
Ano: 1961

22/9 - O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro


Um dia, numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas, aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coraina. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. Não vem por dinheiro, quer apenas provar se é verdade mesmo. É o encontro dos mitos. E tem início o duelo entre o dragão da maldade e o santo guerreiro. Mas esta história tem seus demais personagens que vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças, um coronel com delírios de grandeza, voltado para um passado distante, um delegado com ambições políticas e uma mulher, Laura, vivendo uma trágica solidão. Todos são envolvidos na ação dirigida por Antônio e seus contraditórios conceitos de moral e justiça.

Duração: 105 min.
Diretor: Glauber Rocha
Ano: 1969

29/9 - Patativa do Passaré: Ave Poesia

A vida do poeta Patativa do Assaré, em especial o lado político de seus atos, a confecção de seus poemas e sua relevância para a cultura brasileira.

Duração: 84 min.
Diretor: Rosemberg Cariry
Ano: 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário