sábado, 2 de outubro de 2010

Outubro – Imagens do Oriente

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++


6/10 – Valsa com Bashir (Israel)

Passear pelas lembranças de um diretor que viveu uma guerra marcante, para ele para o país. Essa é a viagem de Valsa com Bashir. Só que dessa vez o documentário vem na forma de animação. Com desenhos que abusam do contraste e cores fulgurantes que às vezes brincam com a morbidez, vão dançando na valsa que denota o sofrimento e a dor da Guerra do Líbano. A reconstituição do passado esquecido vem com as várias pistas e entrevistas que remoem catarses e lamentos. As cenas oníricas vão embalar o enredo do filme.

Ano de lançamento:2008
Direção: Ari Folman
Duração: 90 min


13/10 – O voto é secreto (Irã)

Em uma ilha no Irã, dois guardas de fronteira tem seu cotidiano alterado. Uma caixa cai do céu, do nada. Dentro dela urnas e papéis transportam o dever cívico. É o processo de escrutínio que findará numa nova organização política no país. Logo depois da caixa, uma moça chegará para desencadear efetivamente este processo de eleições. Uma corrida por votos até no mais recôndito município. O filme esclarece a questão.

Ano de lançamento:2001
Direção: Babak Payami
Duração: 100 min



20/10 – Osama (Afeganistão)

Oprimidas pelo Regime Talibã, mãe e filha, uma menina de 12 anos, tem de sobreviver. A questão é: o regime dita que as mulheres não podem trabalhar, sequer sair de casa, sem ou com a pudorosa burca. Buscam ocultamente serviço em um hospital clandestino, operado por estrangeiros. O hospital é invadido e elas se desempregam. A menina toma ares de menino para enfrentar a sociedade, como homem. Será que ela vai ser descoberta? Depois de deslizes e cenas contestadoras. Ela ainda irá pagar pelo “crime”. O fim da trama aponta como.

Ano de lançamento:2003
Direção: Siddiq Barmak
Duração: 82 min


27/10 – Amor à flor da pele (China)

Tratar de amores impossíveis parece ser uma das maiores recorrências das artes, principalmente no cinema e na literatura. Neste filme, o diretor Wong Kar-wai utiliza o casal num cenário de representação dos valores da época, onde o preconceito contra a mulher era aceito como natural. O filme se passa em 1962 em Hong Kong , e encanta pela insinuação, num misto de romantismo excessivo e fotografias estimulantes. Tudo isso embalado por uma trilha despertadora. Além de recursos de vídeo como o slow-motion.

Ano de lançamento: 2000
Direção: Wong Kar-wai
Duração: 98 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário