sábado, 30 de outubro de 2010

Novembro – Diretores: do passado ao presente

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

3/11 – A Dama de Shangai


Numa viagem rumo a São Francisco, Michael O'Hara ajuda George Grisby a forjar sua própria morte. O motivo? Grisby quer recebe um seguro de vida. Com o dinheiro, Michael fugiria com uma linda loira misteriosa, Elsa. Ela e o marido também estão na viagem, via Canal do Panamá. Só que o plano dá errado. Grisby é encontrado morto e Michael é acusado de homicídio. Como ele consegue sair dessa enrascada? Passando com charmes e por tiroteios.


Ano de lançamento
:1948
Direção
: Orson Welles
Duração: 87 min

10/11 – Os Palhaços


Uma encomenda para a televisão italiana, I Clowns (título original) traz à cena, ou ao palco, a figura circense, que mais encanta adultos e crianças: o palhaço. Sob a visão de um menino que encara o universo do circo pela primeira vez, Fellini estiliza uma crítica ao próprio modo de documentar. Encarnando um pedante diretor de documentários, ele enlaça memórias de famosos palhaços italianos com reminiscências pessoais.


Ano de lançamento
:1971
Direção
: Federico Fellini
Duração: 92 min

17/11 – Je vous salue, Marie

Godard dá nova roupagem a história mais conhecida pelos cristãos. Com título em português, Eu vos saúdo, Maria, o Godard cruza duas vidas, e mostra a emblemática relação entre religião e ciência. Maria, aqui é uma estudante, que trabalha no posto de gasolina do pai. José, seu namorado, é taxista. Ela engravida. O Anjo Gabriel aparece tentando convencer José que Maria não o traiu. O paralelo é traçado com uma segunda história. O romance agora é entre um professor de ciências e uma de suas alunas. Ele estuda a origem da vida. Qual é essa origem? As histórias se atravessam buscando a verdadeira gênese


Ano de lançamento
:1984
Direção
: Jean-Luc Godard
Duração: 106 min

24/11 – Arca Russa

Passear por toda a história da Rússia entre o século 18 e o século 21. Sokurov tem a máquina do tempo. É Arca Russa. A trama tem seu início quando um cineasta é transportado temporalmente para o ano de 1700. Ele se vê em um dos maiores museus do mundo, o Palacete de Hermitage, em São Petersburgo. Um plano-sequência que segue sem um só corte desvendando 35 salas de contextos históricos, artes, e famosos personagens russos. Um passeio, uma viagem, vários momentos. Um convite a uma experiência visual de conhecimento.


Ano de lançamento
:2002
Direção
: Alexander Sokurov
Duração: 97 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário